quarta-feira, 22 de junho de 2011

"Anjos da Enfermagem" visitam os acolhidos do CAPDE

Na tarde desta sexta-feira, alunos do curso de Enfermagem da Faculdade Redentor, visitaram os acolhidos do CAPDE levando alegria e descontração. Liderados pela Enfermeira Regiane, os alunos, chamados de "Anjos da Enfermagem" cantaram, dançaram e se divertiram com nossos acolhidos.
No final da visita os "Anjos da Enfermagem" nos doaram 03 cestas básicas, em um lindo gesto de amor ao próximo.




ASCOM CAPDE

Nutricionista do CAPDE fala sobre a "Corrida para a Vida Saudável"

A nutrição é importante em todo ciclo da vida, afinal as pessoas precisam se alimentar para viver.
Os profissionais de saúde reconhecem que uma nutrição adequada durante a gravidez afeta à saúde do recém-nascido e tem efeito para toda vida. Estabelecer bons hábitos alimentares durante a infância diminui a possibilidade de padrões de alimentação inadequada posteriormente na vida.

É claro que, durante o início da maturidade, poderá ocorrer o aparecimento de “doenças do envelhecimento” ao longo dos anos. Sendo que a manutenção de uma nutrição adequada durante a vida pode prevenir, ou pelo menos retardar o aparecimento.

No caso dos nossos pacientes não sabemos que tipo de alimentação foram oferecidos quando eram recém-nascidos ou melhor, quando ainda estavam no ventre, hoje verificamos que houve alguma falta que trouxe os problemas mentais e físicos.

Sabemos que as drogas antipsicóticas levam o aumento de peso, os pacientes com freqüência reclamam de um apetite voraz e a incapacidade de sentir satisfeito e que resulta um ganho de peso excessivo em poucos meses. A terapia nutricional é essencial, tem que ser cobrada como um exercício de rotina.

Abordar a alimentação, tem a capacidade de despertar e fazer aflorar sensibilidades, é como se tivesse tirando o único prazer, isso traz uma falta de adesão ao tratamento, e pelo comprometimento mental há opiniões diversas em relação ao seu corpo, não sabem diferenciar se estam obeso ou no peso adequado e consequentemente muitas dúvidas em que comer, de que forma, quando e quanto.

Na última avaliação nutricional foi lançada a “Corrida para vida Saudável” uma forma de criar uma competição entre elas com fácil visualização: "Nossos acolhidos, em decorrência da deficiência mental, não tem noção da importância de uma alimentação saudável, a maioria deles tem idade mental de uma criança, então preferem comer as guloseimas que todas crianças gostam como balas, doces e etc... Pensando nisso promovemos a 'Corrida para a vida Saudável' para que eles possam conseguir se motivar, dentro de uma pseudo-competição, para uma melhor alimentação e consequentemente para uma vida com mais qualidade". Finalizou a Nutricionista Nayara Miranda.

ASCOM CAPDE

Nayara Miranda
Nutricionista

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Recreador do CAPDE fala das atividades realizadas na instituição


Coordenador Rafael Capita conversa com os Recreadores Carlos Eduardo e Lívio sobre o trabalho realizado pela Educação Física no CAPDE!


ASCOM CAPDE

quarta-feira, 8 de junho de 2011

CESC Nossa Senhora do Rosário de Fátima e SEASDH renovam convênio

Foi renovado, essa semana, o convênio entre o CESC NSRF e a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos para atendimento a deficientes maiores de 18 anos em regime de abrigo.  
Agradecemos a confiança do Secretário de Estado, Sr. Rodrigo Neves, de seus assessores, em especial o Sr. Braz Colombo e Sr. Rodrigo Abel, o Superintendente da Superint. de Pessoas com Deficiência, Sr. Márcio Rodrigues, a Assistente Social da SEASDH, Srª Maria Adelina, além da Norleide Santos da SCC e demais funcionários dessa Secretaria de Estado, além do Deputado e amigo Márcio Pacheco e do Vice-Prefeito de Natividade, e grande amigo, Francisco Borher, dois grandes colaboradores da instituição.
Que Deus abençoe a todos!

Padre Geraldo assinando o novo convênio


Assist. Social da SEASDH Maria Adelina, Superintendete da SPP Márcio Rodrigues e Rafael Capita - celebração de convênio na Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos




segunda-feira, 6 de junho de 2011

Caminhada matinal

A caminhada matinal é realizada todos os dias com os nossos alunos por volta das 8h da manhã depois de um reforçado café da manhã para darmos inicio ao condicionamento físico aeróbico. 
O tempo  estipulado  para caminhada de 30 a 50 minutos com um intervalo de 3 minutos para  de  descanso  para nossos alunos. Para uma boa caminha é necessário adereços muito importante, fundamentais e muito simples que são: roupas de malha leve e um par de tênis bem confortável para pisarmos certo em nosso destino. Todas as manhãs temos um privilegio de termos acompanhamento do sol muito bom para nossos aluno pois ele nos oferece vitamina D. 

Acolhidos se preparando para a caminhada matinal


Livio Andrade
Recreador

Carlos Eduardo
Recreador