sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Mensagem de fim de ano do Coordenador do CAPDE!

Rafael Capita, Coordenador do CAPDE
"Mais um ano chega ao fim e com ele a sensação de dever cumprido. Não foi fácil, tivemos um início de ano extremamente difícil rodeado de incertezas quanto à algumas importantes parcerias, mas graças a Deus, e a muito trabalho, nós conseguimos superar essas adversidades e dar mais um passo à frente. O mais importante em uma batalha árdua é ter a confiança e o companheirismo das pessoas próximas e isso não faltou aqui. A confiança que recebi da diretoria da entidade, especialmente do Padre Geraldo, Irmã Irene e Irmã Vera, o comprometimento da equipe técnica e demais funcionários, somados à força de vontade e à lição de vida que nossos acolhidos nos mostram a cada dia foi combustível mais que suficiente para que  pudessemos ter um saldo muito positivo este ano. Obrigado a todos pela parceria! Tenho absoluta convicção que em 2012 vamos avançar ainda mais, pois estamos em busca de novos parceiros para tornar este sonho cada vez mais uma realidade! Falando em parceiros eu gostaria de agradecer ao Deputado Estadual e Presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência da ALERJ, Márcio Pacheco, ao Secretário Rodrigo Neves e a todos funcionários da Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos pela confiança no nosso trabalho. Sem essa parceria com a SEASDH não seria possível manter este projeto! E não poderia deixar de agradecer a você, internauta, de todo Brasil e do mundo que acessam diariamente nosso blog, saibam que seu acesso é sempre muito importante para nós!
Obrigado a todos e que Deus possa proporcionar a vocês um 2012 repleto de Paz, Amor, Saúde, Fé para lutar e Força para vencer!"

Cordialmente,

Rafael Capita Vieira
Coordenador Técnico

ASCOM

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O aprendizado de 2011 e a 'folha em branco' de 2012!

Psicóloga Mariana Ramos e as acolhidas em atividade grupal
“Somos uma folha em branco”, é com esse pensamento que demos prosseguimento ao nosso viez terapêutico no CAPDE. O ser humano como uma folha em branco cheio de marcas , mas não menos genial, trabalhar com os aspectos positivos e negativos é a maior dificuldade do ser humano. “Depois disso, senti um alívio, me arrependi de muita coisa...” foi relato B.M.C., acolhida na Instituição, “Nossa, é muito bom, depois disso senti felicidade” M.I.. O final de ano nos proporciona a reflexão do que pudemos ou não fazer no ano que passou e elaborarmos novas propostas para o ano que está por vir. “Para o início de qualquer  reflexão é interessante pensarmos nas atitudes que dependem e que não dependem de nós, assim conseguimos estabelecer nossas responsabilidades nas nossas atitudes, desta forma analisaremos uma maneira diferente de agir diante dos desafios cotidianos e para quem não tem um insight tão preservado o sentir proporciona as reflexões”, afirmou a Psicóloga Mariana Ramos. 
Diante disso, desejamos para 2012, uma folha em branco, mas que seja reciclável, onde as marcas da folha sejam adquiridas, mas que os autos e baixos nos proporcionem aprendizados, pois é o aprendizagem que nos torna humanos. 

ASCOM (Com informações da Psicóloga Mariana Ramos).

Casal de Cardoso Moreira patrocina festa de Natal para nossos acolhidos!

Gilmar, Tereza e Irmã Irene
O casal Tereza e Gilmar, residentes no município de Cardoso Moreira/RJ, proporcionaram aos acolhidos do CAPDE uma tarde de muita alegria e fraternidade com o patrocínio de uma festa de Natal para nossos especiais! A festa, que teve bolo doce, salgados variados e muito refrigerante contou com a presença dos cuidadores, funcionários de serviços gerais além da Diretora Irmã Irene, do Padre Manoel Macedo e do Coordenador Rafael Capita.
Obrigado ao querido casal por ter proporcionado esta tarde incrível a todos do CAPDE!

Fotos da festinha:




ASCOM



sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Tintas Coral - Empresa 'Parceira do CAPDE'!

As Tintas Coral fizeram uma doação de 200 litros de tinta para o Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima, entidade mantenedora da Casa de Apoio aos Deficientes, para que fosse utilizada tanto no CAPDE quanto na Escola Santa Terezinha do Menino Jesus, também vinculada ao CESC NSRF!
No CAPDE as pinturas já começaram, a quadra poliesportiva já está quase pronta e na próxima semana será iniciada a pintura na parte interna!

Fotos da pintura:

Refeitório

Parede da área de recreação

Quadra de desportos

Hall de entrada


Obrigado Tintas Coral, empresa 'Parceira do CAPDE'!


ASCOM


Acolhidos são presenteados no CAPDE!

Ir. Irene, Katryna Zanelli e Gihana Larissa com as acolhidas
Nessa semana de festas os acolhidos do CAPDE foram presenteados pelos acadêmicos de medicina e 'padrinhos' da Casa de Apoio aos Deficientes, Gihana Larissa e Breno Maia! Cada interno ganhou um presente, de sua escolha! Todos ficaram muito contentes! 
Ainda dando sequencia aos festejos, a Terapeuta Ocupacional Nara Lopes entregou às meninas da Casa os colares produzidos por elas mesmas durante todo o ano! "Durante o ano, além de trabalhar as questões de higiene pessoal e terapias individuais, trabalhamos nas confecções de colares, elas mesmas produziram e nada mais justo de, neste Natal, elas receberem o que fizeram. Além do ganho terapêutico enorme tem o ganho da auto-estima que é fundamental para o desenvolvimento das acolhidas". Afirmou Nara Lopes.
Obrigado Gihana Larissa, Breno e a todos que colaboraram direta ou indiretamente com o Natal dos nossos especiais!

Feliz Natal a todos amigos, colaboradores e internautas que sempre nos prestigiam!


Gabriela, Gihana Larissa e Ana Beatriz

Terapeuta Ocupacional Nara Lopes distribuindo os colares

Nara Lopes e as acolhidas com os presentinhos de Natal





ASCOM

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Video-Mensagem de Natal do CAPDE!


Irmã Irene e as acolhidas do CAPDE, em nome de toda equipe, desejam a todos internautas um Feliz Natal e um 2012 repleto de paz e amor em Deus!

ASCOM

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mensagem de Natal 2011

"Celebramos no Natal o nascimento do Menino Jesus e a promessa de um mundo novo cheio de bondade, esperança, amor, justiça e paz".

"Que o espírito de Natal com seu amor fraterno permaneçam em nossos corações enchendo-nos de Fé e Esperança o ano todo".

"Que o amor e as bênçãos de Deus estejam sempre com você e sua família hoje e nos demais dias do Ano Novo! Feliz Natal!"

Boas Festas!


Que Deus vos abençoe!


Padre Geraldo Gualandi

Diretor do CESC N.S. do Rosário de Fátima

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Trem Bala do CAPDE agita Itaperuna!

Dando sequência aos festejos de fim de ano, a Risoterapia foi realizada no 'Trem Bala do CAPDE'! Recheado de alegria e descontração, o Trem Bala rodou por todo centro da cidade de Itaperuna e sob o comando do Recreador Carlos Eduardo (Chapolin Colorado) os acolhidos se divertiram pra valer!

VÍDEOS:










FOTOS:



















ASCOM

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Padre Geraldo investe em infraestrutura no CAPDE

Buscando a melhoria na condição de trabalho da equipe do CAPDE, Padre Geraldo atendeu um pedido do Coordenador Rafael Capita, em nome da equipe técnica, que solicitava a construção de mais duas salas de atendimento para a otimização dos atendimentos terapêuticos. "Com o convênio que firmamos com a SEASDH a equipe técnica foi fortalecida e aumentada, com isso nossa estrutura não era a ideal para os atendimentos individuais. Mas agora com essas duas novas salas vamos poder dar melhores condições para os profissionais desenvolverem suas funções". Afirmou Rafael Capita.
Segundo a Diretora do CAPDE, Irmã Irene, a direção da instituição sempre busca dar melhores condições de trabalho para a equipe e conforto para os acolhidos: "Padre Geraldo sempre se preocupa em dar melhores condições de trabalho aos técnicos e funcionários além de dar conforto para nossos queridos acolhidos. Estamos sempre em busca disso, mas nem sempre é possível pela dificuldade financeira. Além da construção das salas nós adquirimos novos colchões e novos ventiladores para a casa, agora os nossos especiais vão estar com ainda mais conforto".
As salas ficarão prontas na segunda-feira.

Fotos da obra:

Novas salas de atendimento

Salas em construção

ASCOM

Padre Geraldo Gualandi celebra missa para os acolhidos do CAPDE

Toda sexta-feira é celebrada uma missa para os acolhidos do CAPDE na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima e São Geraldo. É um momento onde funcionários e internos da Instituição se curvam diante à Palavra de Deus para agradecer e pedir mais fé e mais força para as batalhas do dia-dia.
Nesta tarde (16), Padre Geraldo, Diretor da Instituição, levou à palavra de Deus e deu a sua bênção a todos especiais da Casa de Apoio aos Deficientes!

Fotos:








ASCOM

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Setor de Psicologia do CAPDE traz inovação terapêutica

Dança: Visão holística e proposta terapêutica

As emoções podem se manifestar de diversas formas, não é a toa que muitos cientistas se dedicam a estudar a linguagem corporal e a implicação das emoções nesta linguagem. O corpo literalmente fala, e muitas vezes até contradiz a linguagem oral. Foi pensando nesta lógica que o setor de Psicologia implantou no contexto do CAPDE a dança. "O objetivo foi de implantar essa atuação para trabalhar o individuo como um todo, ou seja, uma visão holística, onde pode-se trabalhar corpo e alma, cérebro e mente". Afirmou a Psicóloga Mariana Ramos. Com as atividades pode-se trabalhar as emoções bem como atividades cognitivas, como atenção, memória, praxias, lateralidade e  linguagem podendo-se trabalhar conhecimento intra e interpessoal, trabalhando também motivação, auto-estima e auto-imagem bem como comportamento sociais como integração. O interessante é que a dança foi um instrumento terapêutico de grande aceitação, onde pode-se perceber a mudança da postura do início ao fim do grupo.

ASCOM

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Jogo entre Vasco e Flamengo agitou a tarde do CAPDE!!!

A tarde de domingo (04/12) foi de muita alegria e emoção no CAPDE! Vascaínos e Flamenguistas se reuniram no salão da instituição para assistir ao último jogo do campeonato! A torcida Vascaína, maioria no CAPDE, foi a mais animada e vibrou muito com o gol de Diego Souza (vídeo abaixo). 
A Vascaína Jocelane mostrou todo seu contentamento com o campeonato do Vasco: "O Vasco tem um time muito bom e me fez muito feliz esse ano. Pena que não fomos campeões agora, mas no ano que vem vamos ganhar tudo, tenho fé em Deus"!  Já a flamenguista Laiani afirmou que o importante é a alegria de confraternizar: "E jogo ficou empatado, bom que todo mundo fica feliz. O importante é a amizade, nada de brigas".
O jogo não foi o mais importante, o mais importante foi a festa, a alegria e a confraternização entre torcedores do Vasco e do Flamengo, vivenciando a paz e o espírito esportivo!





As Vascaínas Vanessa e Jocelane

Vanessa e Jocelane (Vasco) e Laini (Flamengo)

Confraternização de Vascaínos e Flamenguistas no CAPDE

Munique preferiu não assistir ao jogo... rsrsrs

Munique não troca seu amor pela F1 por nada!



ASCOM

sábado, 3 de dezembro de 2011

03/12 - Dia Internacional da Pessoa com Deficiência!

dia internacional das pessoas com deficiência (3 de Dezembro) é uma data comemorativa internacional promovida pelas Nações Unidas desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar das pessoas. Procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela integração das pessoas com deficiência em cada aspecto da vida política, social, econômica e cultural. A cada ano o tema deste dia é baseado no objetivo do exercício pleno dos direitos humanos e da participação na sociedade, estabelecido pelo Programa Mundial de Ação a respeito das pessoas com deficiência, adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982.

Sem dúvida esta data é motivo de orgulho para todos nós que trabalhamos com pessoas tão guerreiras, tão especiais, como as pessoas com deficiência. Temos que comemorar esta data? Sim, claro que temos, mas também não podemos deixar de falar que os direitos das pessoas com deficiência estão longe, mas muito longe de serem exercidos de forma digna aqui no Brasil. Muito há o que se fazer e não digo isso me referindo apenas às políticas públicas, que ainda não são as ideais, mas já melhoraram muito, eu digo direcionando à população em geral que, infelizmente, ainda marginaliza estas pessoas! 
Espero que esta data sirva como reflexão! 

Um forte abraço,

Rafael Capita
Coordenador




sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Acolhidos do CAPDE torcem pela permanência de Bruno Senna na F1!

Fãs de corridas e de Ayrton Senna, os acolhidos do CAPDE estão na torcida pela permanência de Bruno Senna na F1!
No video, Giovane diz: "Eu quero o Bruno na Fórmula-1".



Giovane e Munique querem Bruno Senna na F1 em 2012!

ASCOM

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Risoterapia é sucesso entre os acolhidos do CAPDE

Nesta semana foi iniciada o projeto "Risoterapia" no CAPDE! Sob o comando do Recreador e animador Carlos Eduardo, a atividade, que durou cerca de 60 minutos, arrancou gargalhadas dos acolhidos que interagiram com o "Chapolin Colorado" e suas piadas hilárias!
A acolhida Laiani disse que o projeto está mais que aprovado: "Foi muito bom, gostei muito e já estou esperando por outro dia como este". 
Segundo a Psicóloga Mariana Ramos o primeiro dia da terapia do riso foi um sucesso: "Já no primeiro dia a 'risoterapia' alcançou o objetivo principal que é levar alegria e consequentemente muitas gargalhadas aos nossos acolhidos e como isso todos os benefícios que a gargalhada traz ao nosso corpo e mente com o aumento da produção de endorfina, por exemplo".
Já o Recreador Carlos Eduardo prometeu novidades: "Hoje foi muito legal, eu encenei o "Chapolin Colorado" que é um personagem que sempre agrada, mas nas próximas sessões teremos mais novidades e acho que todos vão gostar muito".
O Projeto 'Risoterapia' vai ocorrer quinzenalmente às segundas-feiras!
Vamos aguardar as novidades!

ASCOM