quarta-feira, 25 de julho de 2012

Café da manhã 'terapêutico'

O café da manhã, segundo os especialistas, é a refeição mais importante do dia e na CAPDE isso é levado muito a sério. Mas, para nós, a importância desta refeição vai além dos valores nutricionais. Este momento está sendo aproveitado para ser trabalhado a autonomia e independência dos acolhidos. "Estamos buscando desenvolver a autonomia dos acolhidos deixando que elas arrumem a mesa do café, com uma organização previamente estabelecida. Buscamos fugir do modelo institucional, tentamos aproximar ao máximo do modelo de casa para que possamos dar a eles um conforto emocional". Afirmou o Coordenador Rafael Capita.
A equipe vem buscando esse desenvolvimento de autonomia a fim de preparar aos acolhidos para o dia-dia dentro e fora da entidade, visando sempre a ressocialização e bem estar deles.

Coordenador Rafael com as acolhidas no café da manhã

Cuidadora Estar com acolhidas

ASCOM

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CAPDE de logo nova!


Gostaríamos de agradecer imensamente ao Raí Caldato que, em um gesto extremamente carinhoso, criou e nos cedeu uma nova logomarca que vai ser a nossa nova identidade visual à partir de agora.
Raí é um jovem muito competente do interior de São Paulo, seus trabalhos são de um brilhantismo ímpar. Caldato foi o responsável pelo design do capatete do Bruno Senna no GP do Brasil de 2010 onde na oportunidade Bruno homenageou os 50 anos do seu tio Ayrton.
Obrigado, Raí!





ASCOM

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Acolhidas da CAPDE participam da "Oficina Despertar para a Moda"


As acolhidas da CAPDE participaram, juntamente com alunas da ESTE (Escola Santa Terezinha) e demais pessoas da sociedade civil, da "Oficina Despertar para a Moda" promovida pelo Sistema FIRJAN e SESI no município de Itaperuna.
O Despertar para a Moda foi lançado pelo Sistema FIRJAN em 2008 com o objetivo de sensibilizar jovens       para as profissões da produção da cadeia de moda, através da realização de oficinas que simulam etapas do processo produtivo do setor. O projeto foi criado a partir de uma reivindicação das empresas confeccionistas, relacionada à preocupação com a falta de renovação nessas áreas, já que a indústria da moda precisa de profissionais qualificados para se desenvolver, crescer e atender a demanda de 50 mil empregos gerados pelo segmento no estado.
"Essa atividade foi muito importante pois estimulou a emancipação das meninas com a socialização e também com o próprio lidar com suas limitações pois elas aprenderam e desenvolveram uma área nova que até então era desconhecida para elas". Afirmou a Psicóloga Mariana Ramos.
Na oportunidade as acolhidas aprenderam a 'recuperar' camisas que tinham pequenos defeitos como manchas, furos e etc usando a criatividade.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original"
Albert Einstein



Laiane com a camisa que ela mesma produziu

Gabriela com a camisa que ela mesma produziu


Irmã Irene e acolhidas com suas respectivas camisas produzidas


ASCOM



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Voluntária faz a alegria dos acolhidos na CAPDE

Um ato de solidariedade e carinho fez a alegria das acolhidas da CAPDE nesta quarta-feira (4). A carioca Ana Zaquiano foi até a instituição e apresentou uma esquete teatral com fantoches para nossos internos.
Durante os 30 minutos de apresentação foi visível a alegria das pessoas, que interagiram, cantaram, riram e se divertiram muito com nossa voluntária.
Na parte final da apresentação, Zaquiano tocou violão e cantou músicas escolhidas pelas acolhidas. "Cai, cai balão" e "Mãezinha do Céu" foram as músicas mais festejadas.






ASCOM

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Acolhidos na atividade de artesanato em papel marché

Buscando um melhor desenvolvimento psicomotor e aumento da auto-estima o setor de Terapia Ocupacional vem trabalhando a produção de esculturas em papel marché com os acolhidos da Casa de Apoio aos Deficientes.
Segundo a Terapeuta Ocupacional Nara Lopes os resultados estão sendo satisfatórios: "Os acolhidos adoram trabalhar essas atividades artesanais, elas se sentem úteis e ficam muito contentes quando as esculturas ficam prontas. É importante ressaltar que o trabalho com eles é mais lento, tem que ter mais persistência pela dificuldade que a patologia os impõe, mas o capricho e a dedicação delas superam tudo isso e o resultado final é sempre muito bom".
As atividades artesanais ocorrem duas vezes na semana.

Nara com as acolhidas

Irmã Irene auxilia as acolhidas nas atividades artesanais



ASCOM