segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Setor de Psicologia da CAPDE


Mariana Ramos, Psicóloga da CAPDE, Pós-graduada em Neuropsicologia (USP), em Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental, em Terapia Cognitivo Comportamental e em Saúde mental, atua em Psicologia e Neuropsicologia, psicoterapia individual e em grupo.
Não existe uma estratégia pré estabelecida quando se trata de ser humano, a estratégia é ouvi-lo, respeita-lo e estabelecermos juntos o rapport, ou seja uma relação terapêutica que visa promover o ser humano enquanto sujeito e isso é possível quando eu conheço a sua história e as suas crenças. 
A meta que o setor de psicologia tem é que cada acolhido tenha possibilidades de enfrentar os desafios de suas vidas de forma mais consciente, promovendo autonomia e suporte emocional, pois em alguns momentos podemos unir no tratamento estratégias emocionais bem como cognitivas, preparando um ambiente melhor e um ser humano mais consciente de seu ambiente. Os avanços, muitos, e um deles esta correlacionado com o índice de internações psiquiátricas zerados, maior promoção de autonomia e inserção no mercado de trabalho e sobretudo, o respeito a subjetividade.

Dra. Mariana Ramos

ASCOM (Por Mariana Ramos)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sobre a Fonoaudiologia na CAPDE

Na CAPDE, o setor de fonoaudiologia atua nas áreas de prevenção, avaliação e reabilitação de distúrbios da motricidade oral (desordens da musculatura facial, dificuldades de respiração, mastigação e deglutição, hábitos inadequados de sucção); da linguagem oral (atraso de aquisição e substituições na fala) e da linguagem escrita;de voz e da audição (prevenção das desordens da audição e orientação à prevenção das otites).
As atividades terapêuticas desenvolvidas são utilizadas para tratar distúrbios da motricidade orofacial e são utilizados exercícios oromiofuncionais que servem para a correção das funções de respiração, sucção, mastigação e deglutição,assim como fraqueza ou rigidez da musculatura facial. Nos distúrbios de linguagem oral e escrita, são utilizados exercícios para estimulação de linguagem baseados em figuras para aqueles que apresentam algum tipo de retardo na fala, trabalho de consciência fonológica e instalação de fonemas para aqueles que trocam fonemas seja na fala ou na escrita, trabalho de motricidade fina para aqueles que apresentam dificuldade motora ou disgrafia, para as alterações pneumofônicas, são utilizados exercícios vocais e técnicas que auxiliam na postura, respiração e impostação vocal e na audiologiasão feitas apenas orientações para a prevenção das otites e prevenção das desordens auditivas (por se tratar de deficientes mentais, para conseguir um bom resultado e uma boa interação com os exercícios em todas as atividades realizadas, Dra. Katryna utiliza a técnica da ludicidade como estratégia).
A Fonoaudiologia pretende preservar e aprimorar a qualidade da comunicação, de uma forma geral, sendo esta comunicação oral, escrita ou até mesmo através de gestos e promover o bom funcionamento das funções vitais como respirar e engolir.
Segundo Katryna, os maiores avanços nos acolhidos da CAPDE foram na linguagem, aprendizagem e motricidade oral. Lembrando que o deficiente mental tem seu limite, o que pode tornar também seu desenvolvimento lento. Às vezes o desenvolvimento nem é observado, mas dependendo do caso, só de conseguirmos evitar uma regressão já é uma vitória.


Dra. Katryna Zanelli




ASCOM

sábado, 18 de agosto de 2012

Fala, Coordenador!

"Quando falamos em garantir acessibilidade às pessoas deficientes não é apenas construirmos rampas, elevadores adaptados e vagas em estacionamento. Devemos pensar, e muito em garantirmos o acesso deles à informação e cultura. E é isso que vamos buscar sempre".

Rafael Capita
Coordenador Técnico

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CAPDE recebe visita da UNACOOP para gravação de um DVD!


A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) é o órgão do Governo Federal que compra alimentos de pequenos produtores e repassa à instituições. No caso da CAPDE eles compram peixes da Associação dos Pescadores de Itaperuna e doam mensalmen
te para nossa Instituição (CAPDE, Escola Santa Terezinha e Casa Michelita).

Os técnicos da UNACOOP (União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Rio de Janeiro) estão na nossa Casa gravando um vídeo para a gravação de um DVD que vai mostrar o aproveitamento desses alimentos doados nas Instituições do Estado do Rio.
Participaram da gravação do vídeo o cineasta e produtor de conteúdo do programa "A Liga" da Band, Jocemir Ferreira; João Gabriel, produtor da produtora "Luz, Câmera, Ação" e Julian da UNICOOP!

Link Conab: http://www.conab.gov.br/
Link Unacoop: http://www.unacoop.org.br/


Fotos:


Acolhidos, Irmã Irene, Coordenador Rafael Capita e funcionários com os produtores e membro da Unacoop

Cozinheiras Arlete e Flávia preparando o peixe doado pela CONAB

Cineasta Jocemir Ferreira gravando depoimento de Irmã Irene


ASCOM

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sobre a Fisioterapia na CAPDE

Dra. Viviane Andrade especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, Especialista em Saúde da Família, Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde. Atua na CAPDE desde 2000.
As atividades terapêuticas desenvolvidas são na área de fisioterapia neurofuncional/neuropsicomotora, postural e respiratória. 
O trabalho é realizado de forma individualizada cada paciente, avaliando e identificando alterações no quadro neuropsicomotor, postural e alterações respiratórias. Visando estabelecer e ou restabelecer a funcionalidade do movimento, normalizando tônus muscular, desenvolvendo as capacidades sensório-motoras de lateralidade: direção, imagem, equilíbrio e coordenação além de inibir os padrões anormais de postura e estimular os normais e desenvolver a marcha. 
Na área respiratória são utilizados meios e técnicas de avaliação e tratamento, reduzindo complicações pulmonares, como retenção de secreção principalmente nos pacientes cadeirantes com melhor troca gasosa, contribuindo assim para prevenir ou reverter complicações respiratórias.
A meta a ser alcançada pelo setor, é manter e ou ampliar a qualidade de vida dos que estão na CAPDE, promovendo em conjunto com a equipe Interdisciplinar, independência nas atividades de vida diária de alguns, melhor desenvolvimento da marcha funcional independente, aumento do equilíbrio e coordenação, diminuição da rigidez articular e quebra de padrões flexores dos cadeirantes.




Dra. Viviane Andrade em ação na CAPDE




ASCOM

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Acolhidos da CAPDE passam a manhã no Centro Poliesportivo de Itaperuna

Buscando uma maior integração entre os acolhidos com a sociedade e aproveitando para fazer um passeio para comemorar os 2 anos de convênio com a SEASDH a equipe técnica da CAPDE levou os acolhidos para um passeio no Centro Poliesportivo de Itaperuna/RJ. Na oportunidade os acolhidos puderam realizar diversas atividades físicas utilizando as ótimas dependências do Poliesportivo, tais como Academia Popular, quadra de esportes e campo.
A atividade começou com um alongamento e depois foi realizado o polichinelo para o aquecimento muscular  para preparar a musculatura dos acolhidos para a musculação na Academia Popular. Por fim, os Educadores Físicos orientaram uma atividade "Volta à Calma" com uma leve caminhada em quadra coberta. "Foi muito interessante a reação e o sentimento de felicidade dos acolhidos nas atividades, eles adoraram viver essa experiência nova". Afirmou o Educador Físico Carlos Eduardo.
A Nutricionista Nayara Miranda, mentora desta atividade, o aproveitamento na atividade foi extremamente satisfatório: "As atividades, além de divertidas, foram proveitosas em todos os aspectos. Os acolhidos adoraram e participaram de tudo com uma satisfação incrível". Finalizou Nayara.
O Coordenador Rafael Capita afirmou que atividades como esta serão recorrentes e agradeceu à parceria da Secretaria de Esportes: "Vamos dar uma sequencia maior nesse tipo de atividades a partir de agora, foi tudo muito proveitoso e satisfatório em todos os sentidos. É muito importante essa integração dos acolhidos com a comunidade, faz bem para a auto-estima e garante o direito que eles tem de serem incluídos. Vamos buscar isso cada vez mais. Gostaria, também de agradecer ao Secretário Durval pela cessão do espaço".
Participaram das atividades a Fisioterapeuta Viviane Andrade, a Fonoaudióloga Katryna Zanelli, a Nutricionista Nayara Miranda, a Cuidadora Solange e os Educadores Físicos Carlos Eduardo e José Milton.

Na van, à caminho do Centro Poliesportivo


Alongamento

Polichinelo

Na bicicleta da Academia Popular

Pedalando





Atividade "Volta à Calma"


ASCOM

Parceria entre CESC N.S. do Rosário de Fátima e SEASDH completa 2 anos!


Olá amigos! Hoje completamos dois anos de parceria com a SEASDH (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos) e isso é motivo de muito orgulho para todos nós, pois somos a única instituição nas regiões Noroeste, Norte e Lagos do Estado do Rio de Janeiro que acolhe pessoas deficientes maiores de idade.
Estamos sempre em busca de novos parceiros para podermos otimizar cada vez mais nosso trabalho, buscando sempre dar as melhores condições possíveis aos nossos acolhidos e funcionários. Nem sempre é possível, passamos por muitas dificuldades e a parceria com a SEASDH, apesar de imprescindível, não é suficiente para nos dar um conforto quanto aos recursos financeiros e materiais, mas nosso trabalho é incansável e estamos sempre à procura de novos parceiros para que possamos melhorar sempre. 
Em nome da Diretoria do CESC NSRF agradeço a todos os funcionários, amigos e parceiros pelo suporte e parceria não só nesses 2 anos de PROJETO CAPDE, mas sim a todos que nos ajudam desde 1982 quando Padre Geraldo começou este lindo trabalho!

Atenciosamente,

Rafael Capita
Coordenador Técnico


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Acolhidos da CAPDE no Poliesportivo em Itaperuna


O Coordenador Rafael Capita solicitou e o Secretário de Esportes Durval Neto aceitou e cedeu o espaço da Academia Popular e demais dependências do Centro Poliesportivo de Itaperuna para a realização das atividades físicas e lúdicas com os usuários da CAPDE nesta sexta-feira, dia 10 de Agosto.
Segundo o Coordenador a ideia partiu da Nutricionista Nayara Miranda e dos Educadores Físicos Carlos Eduardo e José Milton e tem o intuito de promover uma maior integração dos acolhidos com a comunidade e a utilização da ótima estrutura do Centro Poliesportivo em benefício do bem estar dos meninos e meninas 
da CAPDE!

Poliesportivo de Itaperuna

ASCOM