O Programa CAPDE, abrigo para deficientes maiores de 18 anos, mantido pelo CESC N. S. do Rosário de Fátima (Pe. Geraldo) conta com uma parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) desde Agosto de 2010. Desde o início desta parceria conseguimos alcançar metas, tanto quantitativas quanto qualitativas, e intervir de forma decisiva na melhoria das condições de vida dos deficientes e garantia dos seus direitos como cidadãos. A CAPDE vem atuando com o intuito de promover a inclusão social dos acolhidos, tanto no sentido presencial, com participações em eventos culturais, sociais e esportivos na comunidade, quanto no sentido dos direitos como cidadãos através de regularização de documentos pessoais e participação de uma vida cidadã com plenos direitos. Atualmente a CAPDE conta com uma equipe profissional robusta composta por Psicóloga, Psiquiatra, Assistente Social, Fonoaudióloga, Nutricionista, Enfermeiro, Fisioterapeuta e Educador Físico.
Uma das nossas maiores conquistasdo atual trabalho é a redução drástica das internações em hospitais psiquiátricos em decorrência de surtos
(antes de 2010 o número médio de internações eram de 4 por ano e de
2010 até a presente data esta média é de 0,25 internações/ano): "Buscamos atuar na prevenção aos episódios de surtos e isso foi possível graças ao trabalho da equipe profissional em seus respectivos acompanhamentos, seja individualizado, seja em grupo e graças também ao trabalho ocupacional e dos cuidadores. Com esse mecanismo de atuação foi possível dar aos abrigados uma melhor qualidade de vida e possibilitar um novo modelo de atuação em consonância com o que é preconizado na Reforma Pisquiátrica através da Lei Paulo Delgado". Afirmou o Coordenador Rafael Capita.
Buscando potencializar a melhoria na qualidade de vida dos acolhidos é que a diretoria do CESC NSRF está investindo em infraestrutura em uma bela obra que vai reformular totalmente as dependências da CAPDE!
ASCOM