sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Instalado novo sistema de som no CAPNE

Nesta semana foi instalado um novo sistema de som no CAPNE. Com a iniciativa da Irmã Irene Gualandi uma central de músicas foi criada tendo várias caixas de som espalhadas pelos diversos ambientes do abrigo (alojamento masculino, alojamento feminino, cozinha, salão e área de recreação). Logo pela manhã, após o despertar de todos, uma suave música ecoa pela casa. O repertório é variado, agradando a todos. 
"Gosto muito de música, gosto de ouvir música o dia inteiro. Também gosto de rezar e todo dia a gente reza, faz muito bem". Afirmou o abrigado Júlio César Marins. 
Há tempos vem se falando sobre as influências da música sobre a atividade mental e, em alguns casos, até sobre o comportamento animal. Bebês se acalmariam ouvindo músicas clássicas, bois confinados engordariam mais, galinhas botariam mais ovos e tantas outras observações curiosas. De qualquer forma, o tema música-cérebro tem sido fascinante. Baseado nisso, foi feito este investimento para que possamos proporcionar, cada vez mais, uma melhor qualidade de vida para nossos acolhidos.


Por Rafael Capita
Psicólogo e Coordenador 

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Abrigados trabalhando coordenação motora"


Assista acima um vídeo onde os abrigados trabalham coordenação motora e psicomotricidade com a Fisioterapeuta Drª Leandra Müller.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Super-Heróis alegram abrigados do CAPNE

Nesta sexta-feira (17) dois super-herois fizeram a festa com a galera do CAPNE. Super-Homem (Profº Lívio) e Chapolin Colorado (Profº Eduardo), fizeram uma bonita surpresa para nossos queridos acolhidos, promovendo muita alegria e diversão. Este trabalho, que teve a participação da equipe técnica, funcionários, alunos da ESTE (Escola Santa Terezinha) e Irmãs de caridade tem o objetivo central de promover a integração social dos abrigados e o desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Um desafio gratificante!

Trabalhar, conviver, lidar com portadores de necessidades especiais é extremamente gratificante. Sempre falo para meus amigos que toda pessoa no mundo deveria passar por essa experiência, mesmo que por 1 horinha na vida. E porquê é tão especial lidar com essa clientela? Eles nos mostram, todos os dias, o verdadeiro valor da vida, que o bom da vida está no mais simples dela que um sorriso espontâneo pode mudar um dia comum para um dia especial, e todos os dias, com eles, é especial. Eles nos mostram que os problemas existem sim, mas que com simplicidade e fé em Deus podemos superá-los, nos mostram, na prática, que nós, os ditos "normais", "saudáveis" não devemos ficar choramingando e reclamando da vida na primeira dificuldade, nós devemos nos espelhar neles e ver que a vida é boa e que devemos sempre pensar e agir de forma positiva.

Por Rafael Capita
Psicólogo e Coordenador

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

No dia 27 de Agosto, na comemoração do Dia do Soldado, a equipe técnica do Projeto CAPNE levou os abrigados a passarem uma manhã no Tiro de Guerra de Itaperuna. Na ocasião os abrigados tiveram a possibilidade de conhecer as instalações do TG, além de participarem de diversas atividades recreativas tais como futebol, falsa baiana e caminhada. No fim da manhã, os abrigados se deliciaram com um lanche capricharam e retornaram ao abrigo.


Por Rafael Capita
.

Convênio com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos

No início de agosto foi firmado um convênio entre a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e o Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário de Fátima para atendimento, em regime de abrigo, a 22 pessoas maiores de idade e portadoras de necessidades especiais. Esse projeto é um sonho antigo do Padre Geraldo, que há mais de 20 anos vem atuando com esta clientela tão carente e tão necessitada.
Este convênio vai possibilitar o aumento e fortalecimento da equipe de trabalho e, consequentemente a melhoria do trabalho e da qualidade de vida de nossos abrigados.
O convênio foi assinado até dezembro deste ano, mas com possibilidade real de renovação a cada 2 anos.
A equipe de trabalho será composta por Psicóloga, Assistente Social, Fisioterapeuta, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, além de técnico em enfermagem, cuidadores, auxiliares de cozinha e de limpeza.
Serão realizadas diversas atividades terapêuticas, além dos atendimentos individuais, visando a ressocialização e a quebra do estigma de exclusão que assolam nossa clientela.