As manhãs do CAPNE estão mais divertidas desde o mês de fevereiro, quando iniciou-se aulas de reforço escolar com os acolhidos da instituição e com as crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem da Escola Santa Terezinha (ESTE), também vinculada ao Centro Sócio C. Nossa Srª do Rosário de Fátima.
A professora Verinha, responsável por este trabalho, destaca os resultados alcançados em apenas 2 meses de trabalho: - Começamos em fevereiro com o intuito de dar a nossos abrigados a possibilidade de aprender alguma coisa, de evoluir o máximo que puderem, sabemos que pela limitação que eles tem, na maioria dos casos não vamos conseguir muita coisa, mas o pouco para eles é muito. Ver uma pessoa com retardo mental grave conseguir, ao menos, copiar uma palavra é muito gratificante.
E não é só a professora que está contente, os acolhidos também adoram as aulas. - É muito bom aprender, eu adoro a professora Verinha e adoro escrever meu nome. Afirmou a acolhida Joana.
Segundo o coordenador do CAPNE, Rafael Capita, esse trabalho é importante em dois aspectos, primeiro pela questão da aprendizagem e pela ressocialização, já que os alunos da ESTE participam juntamente com os acolhidos das aulas. - É de suma importância essa integração dos acolhidos com os alunos da escola, para ambos os lados. Pelo lado dos acolhidos é pelo convívio diário com outras pessoas de fora do abrigo criando novos vínculos de amizade e companheirismo e pelo lado dos alunos para quebra de estigmas, de preconceitos para com os portadores de deficiência, isso tem de ser trabalhado desde cedo para que possamos ter um mundo cada vez mais livre do preconceito e da discriminação, além claro, de ajudar no desenvolvimento cognitivo deles. Concluiu o Coordenador.
As aulas acontecem de segunda à sexta-feira das 7:00hs às 9:00hs.
Professora Verinha com alunos |
Joana com colegas da escola |
Joana e Lili com colegas da escola |
Professora Verinha com os alunos da turma de reforço do CAPNE |
Nenhum comentário:
Postar um comentário