sábado, 29 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo a todos amigos e parceiros!

Mais um ano chega ao fim e é com muita satisfação e orgulho que venho agradecer a todos aqueles que, direta ou indiretamente, fizeram parte do nosso Programa CAPDE em 2012. Enfrentamos enormes dificuldades no decorrer do ano, muitos entraves que estavam acima de nossa competência legal, mas no fim de tudo o saldo foi extremamente positivo. Foi um ano de superação e avanço, sem dúvida nenhuma. Neste ano fortalecemos nossa parceria com a Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), ampliamos a nossa capacidade de atendimento, avançamos quanto a organização e, principalmente, fortalecemos o vínculo de amizade, companheirismo e amor com os nossos acolhidos que tanto nos ensinaram neste ano. Conviver com eles sempre é muito especial, pois eles nos ensinam que a felicidade está nas coisas simples da vida e isso não tem preço.
Gostaria de agradecer, primeiramente a Deus por todas as bênçãos que nos deu este ano, a Diretoria do CESC Nossa Senhora do Rosário de Fátima, principalmente ao Padre Geraldo, Irmã Vera e Dr. Marcílio Fernandes que acreditaram no nosso projeto e estão investindo forte na melhoria da nossa infraestrutura, queria agradecer a todos os funcionários do Programa CAPDE que foram espetaculares este ano, não deixando que nada abatesse sua motivação, trabalhando sempre com dedicação e envolvimento à causa, a todos parceiros e amigos, em especial a SEASDH, que nos deram apoio e suporte este ano (não vou citar nomes pois correrei risco de cometer injustiça ao esquecer de alguém). E a você internauta amigo, um forte abraço e obrigado pelos acessos.
Em 2013 estaremos ainda mais fortes e buscando melhorar as nossas deficiências e potencializar ainda mais nossas qualidades. 
Foi um grande prazer estar com vocês durante essa jornada!
Um feliz e abençoado 2013 a todos nós!

Atenciosamente,

Rafael Capita
Coordenador do Programa CAPDE

domingo, 23 de dezembro de 2012

Boas Festas!

Que a estrela principal do Natal, Jesus Cristo, seja uma luz a brilhar sempre na vida daqueles que o buscam.
Natal é o nascimento de Cristo. Ano Novo é o nascimento de uma nova esperança. Que o seu Natal seja brilhante de alegria, iluminado de amor. Feliz Natal e que o seu Ano Novo seja cheio de esperança.

São os votos da Diretoria do CESC N. S. do Rosário de Fátima e de toda equipe do Projeto CAPDE!

 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Festa de Natal na CAPDE

Nesta quarta-feira (19) o dia dos acolhidos da CAPDE foi muito especial. Logo pela manhã eles puderam passear pelas ruas de Itaperuna a bordo do ''Trem Bala da CAPDE'' ao som de muita música animada. Na parte da tarde foi realizada uma confraternização onde nossos especiais puderam se divertir, dançar, cantar e comer deliciosos lanches preparados por nossas cozinheiras. Também foram distribuídos presentes a cada um dos acolhidos que não contiveram a emoção e a felicidade deste momento ímpar.

Gostaríamos de agradecer a todos os parceiros e amigos que patrocinaram essa festa: Posto Cidade Nova, Verônica Presentes e os empresários Walter Eugênio (que foi representado por sua esposa Lorena e filhos), Roberto Siqueira e Marilane Gomes Siqueira.

Participaram dos festejos o Coordenador Rafael Capita, Irmã Irene, a Assistente Social Marina Siqueira, a Professora Verinha, Cuidadores e demais funcionários da CAPDE.





ASCOM

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Campanha da Comunicação Humana

IX Campanha Regional da Comunicação Humana/Campanha Nacional do Dia do Fonoaudiólogo acontece de 5 a 11 de dezembro, preferencialmente, em comemoração ao Dia do Fonoaudiólogo - 9 de dezembro. No Rio de Janeiro, são 23 núcleos, espalhados por 10 municípios. O Sistema de Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia já colocou à disposição dos profissionais as artes produzidas com o padrinho da campanha, o ator Reynaldo Gianecchini, que cedeu gratuitamente o uso de sua voz e imagem para a iniciativa, que, desde o ano passado, atinge todo o país. Afinal, "assim como os atores, milhares de brasileiros precisam se comunicar bem". No Rio de Janeiro, o lema da campanha é "Comunicar-se bem é como água: indispensável!".

Na CAPDE a Fonoaudióloga Katryna Zanelli, que está divulgando esta campanha na Instituição, vem dando ênfase ao desenvolvimento da linguagem, e como consequência da comunicação dos acolhidos. Segundo Katryna quem se comunica mais tem mais autoestima e uma melhor qualidade de vida.


Acesse o site do CREFONO e conheça mais sobre a campanha:http://www.crefono1.gov.br/

Fonoaudióloga Katryna Zanelli

ASCOM

sábado, 1 de dezembro de 2012

CESC Nossa Sra do Rosário de Fátima investe em infraestrutura no Projeto CAPDE

Visando proporcionar um maior conforto aos acolhidos e uma melhor estrutura de trabalho aos profissionais do Projeto, a diretoria do Centro Sócio Cultural Nossa Senhora do Rosário vem buscando parcerias para dar sequência à obra de revitalização do espaço. A ideia é aumentar o espaço dos dormitórios, criar uma enfermaria mais ampla e moderna, além de salas adequadas para as diversas atividades terapêuticas realizadas por nossos profissionais.
A obra teve início no mês de outubro e deve estar totalmente concluída em 3 meses.

ASCOM

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Banco Itaú faz doação de livros para a CAPDE

Dando continuidade ao seu projeto de incentivo à leitura o Banco Itaú fez, nesta quarta-feira, uma doação de cerca de 100 livros para a Casa de Apoio aos Deficientes.
Os livros serão utilizados nas aulas matinais da Professora Verinha e também em oficinas terapêuticas em Fonoaudiologia, Serviço Social e Psicologia.
"Gostaria de agradecer publicamente ao Banco Itaú pela bela iniciativa, os livros são excelente e de ótima qualidade. Nossos acolhidos adoraram, estão empolgados e motivados para trabalharem e se divertirem lendo essas mais de 100 estórias." Comentou o Coordenador Rafael Capita.
Os livros foram encomendados pelos funcionários da agência Itaú de Itaperuna/RJ.

Acolhidos na roda de leitura 

ASCOM

Alunos da Escola Santa Terezinha (ESTE) visitam a CAPDE

Os alunos do 6º ano da Escola Santa Terezinha (ESTE) visitaram, nesta segunda-feira, as dependências da CAPDE. A iniciativa da visita partiu da Professora Verinha. A atividade busca uma maior integração da comunidade com os acolhidos e vice-versa, auxiliando quebra de paradigmas e preconceitos historicamente construídos.
Cada aluno trouxe um donativo para os acolhidos, mas mais que as doações a interação, as brincadeiras e as conversas foram que tornaram a manhã desta segunda muito agradável!
Participaram da atividade além da Professora Verinha, o Coordenador Rafael e a Assistente Social Marina Siqueira.

Alunos da ESTE com os acolhidos da CAPDE

ASCOM

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Setor de Nutrição da CAPDE

Dra. Nayara Miranda Barreto José é nutricionista especialista em saúde da família e atua na CAPDE desde 2008.
As atividades desenvolvidas na parte clínica são feitas de forma individualizada. Realiza avaliação do estado nutricional do interno a partir do diagnóstico clínico, exames laboratoriais e antropométricos após a avaliação é estabelecido a dieta do acolhido e é prescrito complementos nutricionais caso necessário e é registrado ao prontuário de cada paciente. Na parte de produção (na cozinha) as atividades desenvolvidas são orientação, supervisão do preparo e confecção, estocagem, e administração das dietas, avaliação técnica das preparações culinárias, Nayara supervisiona as atividades de higienização de ambientes e utensílios.
As atividades realizadas com os acolhidos são de forma ilustrativa, assim podemos obter de forma mais fácil uma mudança de comportamento com naturalidade, são colocadas condutas certas aos hábitos alimentares anteriores. Com os trabalhos realizados conseguimos uma motivação em relação a auto-estima através do emagrecimento ou apenas pela manutenção do peso, obtivemos resultados satisfatório em relação ao exames laboratoriais com os internos.
O principal objetivo do setor é proporcionar uma qualidade de vida e uma alimentação saudável aos acolhidos.

Dra. Nayara Miranda

ASCOM (Com informações de Dra Nayara)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Setor de Psicologia da CAPDE


Mariana Ramos, Psicóloga da CAPDE, Pós-graduada em Neuropsicologia (USP), em Psiquiatria com ênfase em Saúde Mental, em Terapia Cognitivo Comportamental e em Saúde mental, atua em Psicologia e Neuropsicologia, psicoterapia individual e em grupo.
Não existe uma estratégia pré estabelecida quando se trata de ser humano, a estratégia é ouvi-lo, respeita-lo e estabelecermos juntos o rapport, ou seja uma relação terapêutica que visa promover o ser humano enquanto sujeito e isso é possível quando eu conheço a sua história e as suas crenças. 
A meta que o setor de psicologia tem é que cada acolhido tenha possibilidades de enfrentar os desafios de suas vidas de forma mais consciente, promovendo autonomia e suporte emocional, pois em alguns momentos podemos unir no tratamento estratégias emocionais bem como cognitivas, preparando um ambiente melhor e um ser humano mais consciente de seu ambiente. Os avanços, muitos, e um deles esta correlacionado com o índice de internações psiquiátricas zerados, maior promoção de autonomia e inserção no mercado de trabalho e sobretudo, o respeito a subjetividade.

Dra. Mariana Ramos

ASCOM (Por Mariana Ramos)

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Sobre a Fonoaudiologia na CAPDE

Na CAPDE, o setor de fonoaudiologia atua nas áreas de prevenção, avaliação e reabilitação de distúrbios da motricidade oral (desordens da musculatura facial, dificuldades de respiração, mastigação e deglutição, hábitos inadequados de sucção); da linguagem oral (atraso de aquisição e substituições na fala) e da linguagem escrita;de voz e da audição (prevenção das desordens da audição e orientação à prevenção das otites).
As atividades terapêuticas desenvolvidas são utilizadas para tratar distúrbios da motricidade orofacial e são utilizados exercícios oromiofuncionais que servem para a correção das funções de respiração, sucção, mastigação e deglutição,assim como fraqueza ou rigidez da musculatura facial. Nos distúrbios de linguagem oral e escrita, são utilizados exercícios para estimulação de linguagem baseados em figuras para aqueles que apresentam algum tipo de retardo na fala, trabalho de consciência fonológica e instalação de fonemas para aqueles que trocam fonemas seja na fala ou na escrita, trabalho de motricidade fina para aqueles que apresentam dificuldade motora ou disgrafia, para as alterações pneumofônicas, são utilizados exercícios vocais e técnicas que auxiliam na postura, respiração e impostação vocal e na audiologiasão feitas apenas orientações para a prevenção das otites e prevenção das desordens auditivas (por se tratar de deficientes mentais, para conseguir um bom resultado e uma boa interação com os exercícios em todas as atividades realizadas, Dra. Katryna utiliza a técnica da ludicidade como estratégia).
A Fonoaudiologia pretende preservar e aprimorar a qualidade da comunicação, de uma forma geral, sendo esta comunicação oral, escrita ou até mesmo através de gestos e promover o bom funcionamento das funções vitais como respirar e engolir.
Segundo Katryna, os maiores avanços nos acolhidos da CAPDE foram na linguagem, aprendizagem e motricidade oral. Lembrando que o deficiente mental tem seu limite, o que pode tornar também seu desenvolvimento lento. Às vezes o desenvolvimento nem é observado, mas dependendo do caso, só de conseguirmos evitar uma regressão já é uma vitória.


Dra. Katryna Zanelli




ASCOM

sábado, 18 de agosto de 2012

Fala, Coordenador!

"Quando falamos em garantir acessibilidade às pessoas deficientes não é apenas construirmos rampas, elevadores adaptados e vagas em estacionamento. Devemos pensar, e muito em garantirmos o acesso deles à informação e cultura. E é isso que vamos buscar sempre".

Rafael Capita
Coordenador Técnico

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CAPDE recebe visita da UNACOOP para gravação de um DVD!


A CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) é o órgão do Governo Federal que compra alimentos de pequenos produtores e repassa à instituições. No caso da CAPDE eles compram peixes da Associação dos Pescadores de Itaperuna e doam mensalmen
te para nossa Instituição (CAPDE, Escola Santa Terezinha e Casa Michelita).

Os técnicos da UNACOOP (União das Associações e Cooperativas de Pequenos Produtores Rurais do Rio de Janeiro) estão na nossa Casa gravando um vídeo para a gravação de um DVD que vai mostrar o aproveitamento desses alimentos doados nas Instituições do Estado do Rio.
Participaram da gravação do vídeo o cineasta e produtor de conteúdo do programa "A Liga" da Band, Jocemir Ferreira; João Gabriel, produtor da produtora "Luz, Câmera, Ação" e Julian da UNICOOP!

Link Conab: http://www.conab.gov.br/
Link Unacoop: http://www.unacoop.org.br/


Fotos:


Acolhidos, Irmã Irene, Coordenador Rafael Capita e funcionários com os produtores e membro da Unacoop

Cozinheiras Arlete e Flávia preparando o peixe doado pela CONAB

Cineasta Jocemir Ferreira gravando depoimento de Irmã Irene


ASCOM

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Sobre a Fisioterapia na CAPDE

Dra. Viviane Andrade especialista em Fisioterapia Cardiovascular e Respiratória, Especialista em Saúde da Família, Especialista em Auditoria em Sistemas de Saúde. Atua na CAPDE desde 2000.
As atividades terapêuticas desenvolvidas são na área de fisioterapia neurofuncional/neuropsicomotora, postural e respiratória. 
O trabalho é realizado de forma individualizada cada paciente, avaliando e identificando alterações no quadro neuropsicomotor, postural e alterações respiratórias. Visando estabelecer e ou restabelecer a funcionalidade do movimento, normalizando tônus muscular, desenvolvendo as capacidades sensório-motoras de lateralidade: direção, imagem, equilíbrio e coordenação além de inibir os padrões anormais de postura e estimular os normais e desenvolver a marcha. 
Na área respiratória são utilizados meios e técnicas de avaliação e tratamento, reduzindo complicações pulmonares, como retenção de secreção principalmente nos pacientes cadeirantes com melhor troca gasosa, contribuindo assim para prevenir ou reverter complicações respiratórias.
A meta a ser alcançada pelo setor, é manter e ou ampliar a qualidade de vida dos que estão na CAPDE, promovendo em conjunto com a equipe Interdisciplinar, independência nas atividades de vida diária de alguns, melhor desenvolvimento da marcha funcional independente, aumento do equilíbrio e coordenação, diminuição da rigidez articular e quebra de padrões flexores dos cadeirantes.




Dra. Viviane Andrade em ação na CAPDE




ASCOM

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Acolhidos da CAPDE passam a manhã no Centro Poliesportivo de Itaperuna

Buscando uma maior integração entre os acolhidos com a sociedade e aproveitando para fazer um passeio para comemorar os 2 anos de convênio com a SEASDH a equipe técnica da CAPDE levou os acolhidos para um passeio no Centro Poliesportivo de Itaperuna/RJ. Na oportunidade os acolhidos puderam realizar diversas atividades físicas utilizando as ótimas dependências do Poliesportivo, tais como Academia Popular, quadra de esportes e campo.
A atividade começou com um alongamento e depois foi realizado o polichinelo para o aquecimento muscular  para preparar a musculatura dos acolhidos para a musculação na Academia Popular. Por fim, os Educadores Físicos orientaram uma atividade "Volta à Calma" com uma leve caminhada em quadra coberta. "Foi muito interessante a reação e o sentimento de felicidade dos acolhidos nas atividades, eles adoraram viver essa experiência nova". Afirmou o Educador Físico Carlos Eduardo.
A Nutricionista Nayara Miranda, mentora desta atividade, o aproveitamento na atividade foi extremamente satisfatório: "As atividades, além de divertidas, foram proveitosas em todos os aspectos. Os acolhidos adoraram e participaram de tudo com uma satisfação incrível". Finalizou Nayara.
O Coordenador Rafael Capita afirmou que atividades como esta serão recorrentes e agradeceu à parceria da Secretaria de Esportes: "Vamos dar uma sequencia maior nesse tipo de atividades a partir de agora, foi tudo muito proveitoso e satisfatório em todos os sentidos. É muito importante essa integração dos acolhidos com a comunidade, faz bem para a auto-estima e garante o direito que eles tem de serem incluídos. Vamos buscar isso cada vez mais. Gostaria, também de agradecer ao Secretário Durval pela cessão do espaço".
Participaram das atividades a Fisioterapeuta Viviane Andrade, a Fonoaudióloga Katryna Zanelli, a Nutricionista Nayara Miranda, a Cuidadora Solange e os Educadores Físicos Carlos Eduardo e José Milton.

Na van, à caminho do Centro Poliesportivo


Alongamento

Polichinelo

Na bicicleta da Academia Popular

Pedalando





Atividade "Volta à Calma"


ASCOM

Parceria entre CESC N.S. do Rosário de Fátima e SEASDH completa 2 anos!


Olá amigos! Hoje completamos dois anos de parceria com a SEASDH (Secretaria Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos) e isso é motivo de muito orgulho para todos nós, pois somos a única instituição nas regiões Noroeste, Norte e Lagos do Estado do Rio de Janeiro que acolhe pessoas deficientes maiores de idade.
Estamos sempre em busca de novos parceiros para podermos otimizar cada vez mais nosso trabalho, buscando sempre dar as melhores condições possíveis aos nossos acolhidos e funcionários. Nem sempre é possível, passamos por muitas dificuldades e a parceria com a SEASDH, apesar de imprescindível, não é suficiente para nos dar um conforto quanto aos recursos financeiros e materiais, mas nosso trabalho é incansável e estamos sempre à procura de novos parceiros para que possamos melhorar sempre. 
Em nome da Diretoria do CESC NSRF agradeço a todos os funcionários, amigos e parceiros pelo suporte e parceria não só nesses 2 anos de PROJETO CAPDE, mas sim a todos que nos ajudam desde 1982 quando Padre Geraldo começou este lindo trabalho!

Atenciosamente,

Rafael Capita
Coordenador Técnico


quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Acolhidos da CAPDE no Poliesportivo em Itaperuna


O Coordenador Rafael Capita solicitou e o Secretário de Esportes Durval Neto aceitou e cedeu o espaço da Academia Popular e demais dependências do Centro Poliesportivo de Itaperuna para a realização das atividades físicas e lúdicas com os usuários da CAPDE nesta sexta-feira, dia 10 de Agosto.
Segundo o Coordenador a ideia partiu da Nutricionista Nayara Miranda e dos Educadores Físicos Carlos Eduardo e José Milton e tem o intuito de promover uma maior integração dos acolhidos com a comunidade e a utilização da ótima estrutura do Centro Poliesportivo em benefício do bem estar dos meninos e meninas 
da CAPDE!

Poliesportivo de Itaperuna

ASCOM

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Café da manhã 'terapêutico'

O café da manhã, segundo os especialistas, é a refeição mais importante do dia e na CAPDE isso é levado muito a sério. Mas, para nós, a importância desta refeição vai além dos valores nutricionais. Este momento está sendo aproveitado para ser trabalhado a autonomia e independência dos acolhidos. "Estamos buscando desenvolver a autonomia dos acolhidos deixando que elas arrumem a mesa do café, com uma organização previamente estabelecida. Buscamos fugir do modelo institucional, tentamos aproximar ao máximo do modelo de casa para que possamos dar a eles um conforto emocional". Afirmou o Coordenador Rafael Capita.
A equipe vem buscando esse desenvolvimento de autonomia a fim de preparar aos acolhidos para o dia-dia dentro e fora da entidade, visando sempre a ressocialização e bem estar deles.

Coordenador Rafael com as acolhidas no café da manhã

Cuidadora Estar com acolhidas

ASCOM

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CAPDE de logo nova!


Gostaríamos de agradecer imensamente ao Raí Caldato que, em um gesto extremamente carinhoso, criou e nos cedeu uma nova logomarca que vai ser a nossa nova identidade visual à partir de agora.
Raí é um jovem muito competente do interior de São Paulo, seus trabalhos são de um brilhantismo ímpar. Caldato foi o responsável pelo design do capatete do Bruno Senna no GP do Brasil de 2010 onde na oportunidade Bruno homenageou os 50 anos do seu tio Ayrton.
Obrigado, Raí!





ASCOM

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Acolhidas da CAPDE participam da "Oficina Despertar para a Moda"


As acolhidas da CAPDE participaram, juntamente com alunas da ESTE (Escola Santa Terezinha) e demais pessoas da sociedade civil, da "Oficina Despertar para a Moda" promovida pelo Sistema FIRJAN e SESI no município de Itaperuna.
O Despertar para a Moda foi lançado pelo Sistema FIRJAN em 2008 com o objetivo de sensibilizar jovens       para as profissões da produção da cadeia de moda, através da realização de oficinas que simulam etapas do processo produtivo do setor. O projeto foi criado a partir de uma reivindicação das empresas confeccionistas, relacionada à preocupação com a falta de renovação nessas áreas, já que a indústria da moda precisa de profissionais qualificados para se desenvolver, crescer e atender a demanda de 50 mil empregos gerados pelo segmento no estado.
"Essa atividade foi muito importante pois estimulou a emancipação das meninas com a socialização e também com o próprio lidar com suas limitações pois elas aprenderam e desenvolveram uma área nova que até então era desconhecida para elas". Afirmou a Psicóloga Mariana Ramos.
Na oportunidade as acolhidas aprenderam a 'recuperar' camisas que tinham pequenos defeitos como manchas, furos e etc usando a criatividade.

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original"
Albert Einstein



Laiane com a camisa que ela mesma produziu

Gabriela com a camisa que ela mesma produziu


Irmã Irene e acolhidas com suas respectivas camisas produzidas


ASCOM



quinta-feira, 5 de julho de 2012

Voluntária faz a alegria dos acolhidos na CAPDE

Um ato de solidariedade e carinho fez a alegria das acolhidas da CAPDE nesta quarta-feira (4). A carioca Ana Zaquiano foi até a instituição e apresentou uma esquete teatral com fantoches para nossos internos.
Durante os 30 minutos de apresentação foi visível a alegria das pessoas, que interagiram, cantaram, riram e se divertiram muito com nossa voluntária.
Na parte final da apresentação, Zaquiano tocou violão e cantou músicas escolhidas pelas acolhidas. "Cai, cai balão" e "Mãezinha do Céu" foram as músicas mais festejadas.






ASCOM

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Acolhidos na atividade de artesanato em papel marché

Buscando um melhor desenvolvimento psicomotor e aumento da auto-estima o setor de Terapia Ocupacional vem trabalhando a produção de esculturas em papel marché com os acolhidos da Casa de Apoio aos Deficientes.
Segundo a Terapeuta Ocupacional Nara Lopes os resultados estão sendo satisfatórios: "Os acolhidos adoram trabalhar essas atividades artesanais, elas se sentem úteis e ficam muito contentes quando as esculturas ficam prontas. É importante ressaltar que o trabalho com eles é mais lento, tem que ter mais persistência pela dificuldade que a patologia os impõe, mas o capricho e a dedicação delas superam tudo isso e o resultado final é sempre muito bom".
As atividades artesanais ocorrem duas vezes na semana.

Nara com as acolhidas

Irmã Irene auxilia as acolhidas nas atividades artesanais



ASCOM

sexta-feira, 29 de junho de 2012

CAPDE no parque de diversões em Itaperuna!

Neste fim de semana as acolhidas da CAPDE se divertiram muito no parque de diversões em Itaperuna. Acompanhadas por cuidadoras e pelas Irmãs Irene e Sandra, o passeio foi recheado de descontração e diversão.
Os brinquedos preferidos das acolhidas foi o carro de batida e o twist.
As atividades extra-muros são fundamentais para a promoção da inserção dos abrigados na sociedade, promovendo não só desenvolvimento social como, também, psicológico através do aumento da auto-estima.









ASCOM