segunda-feira, 23 de abril de 2012

Fala, coordenador!

Olá amigos internautas, antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos pelos inúmeros acessos ao nosso blog, vocês contribuem e nos motivam muito a tocar esse trabalho em prol das pessoas deficientes do nosso abrigo.
Como todos sabem, nosso abrigo, que presta esse tipo de serviço desde 1982, mantém uma parceria com o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) desde agosto de 2010 para atendimento em regime de abrigo à pessoas deficientes. Nosso abrigo é o único da modalidade nas regiões Noroeste, Norte e Lagos do estado o que demonstra a nossa importância social em mais de 30 municípios. Ao longo desses quase dois anos de trabalho conseguimos algumas vitórias muito importantes na garantia dos direitos dos nossos atendidos. Conseguimos reduzir a zero o número de internações psiquiátricas neste período, promovendo o que é preconizado pela Reforma Psiquiátrica, além de conseguirmos inserir três acolhidas no mercado de trabalho nas funções de babá e de auxiliar de serviços gerais em casas de família e as meninas estão conseguindo desempenhar seus trabalhos sem maiores dificuldades.
Essas conquistas só foram possíveis porque desde o início da parceria com a SEASDH nós tivemos a oportunidade de formar uma equipe interdisciplinar robusta e começamos a trabalhar em todos os setores de forma individual e coletiva. É um trabalho lento que requer sequencia e persistência. Além da redução das internações psiquiátricas e da inserção no mercado de trabalho, a promoção da dignidade e da inclusão social foram outros fatores positivos neste período. Com o trabalho do setor de Serviço Social estamos regularizando toda documentação dos acolhidos, alguns nos foram encaminhados há anos atrás sem ter sequer certidão de nascimento original, o que causa extrema dificuldade nessa regularização. Outra importante conquista foi a parceria que firmamos com o Programa Saúde da Família do bairro onde dois acadêmicos de medicina atendem clinicamente os nossos acolhidos. Estamos agora praticamente fechados com um ginecologista que vai atender, a custo zero, na CAPDE toda semana.
Obrigado a todos pelos carinho e apoio irrestrito que nos dão. Isso nos torna cada dia mais motivados a tocar esse trabalho tão especial.


Forte abraço,

Rafael Capita

2 comentários: