segunda-feira, 10 de junho de 2013

CAPDE promove inclusão social através da cultura e arte!

Inclusão social é um conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, origem geográfica, educaçãoidade, existência de deficiência ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficie a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema meritocrático em que vivemos. Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecidos por um grupo que é a maioria.
Incluir também é dar a oportunidade de acesso a arte e cultura para todos, e é isso que o Projeto CAPDE vem buscando fazer, através do trabalho do setor de Serviço Social. "A promoção dos direitos dos deficientes passa, obrigatoriamente, pela inclusão social e isso se dá através da arte, cultura, educação e esportes. Estaremos sempre buscando alternativas para proporcionar inclusão social através da articulação em rede". Afirmou a Assistente Social Marina Siqueira.
Segundo o Coordenador Rafael Capita para conseguir garantir esses direitos é imprescindível que parceiros comprem a ideia: "É fundamental que parceiros comprem a ideia da inclusão social e é isso que a gente tem conseguido fazer aqui. Graças a Deus o Cinemaxx Glória e a Compania de Teatro Itaperuna são nossos parceiros e vem possibilitando essa inclusão tão maravilhosa para nossos acolhidos que é a inclusão através da arte e cultura. Esperamos que outros empresários também se sensibilizem e ajude-nos a promover um mundo mais justo e igualitário."
Os acolhidos assistiram o filme "Reino Escondido" e a noite foi muito especial regada de encantamento, alegria e muita diversão. Lembrando que foi a primeira vez que os acolhidos foram ao cinema.










ASCOM

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Setor de Nutrição adota estratégia lúdica para promover educação alimentar na CAPDE


Foi feito juntamente com os acolhidos uma 'Pirâmide Alimentar' para mais fácil compreensão, de forma ilustrativa, sobre a importância e função de cada alimento. Segundo a Nutricionista Nayara Miranda, essa é uma estratégia lúdica para que os acolhidos possam entender a importância dos alimentos e a quantidade necessária de cada um deles para um desenvolvimento saudável. Na base da pirâmide ficam os carboidratos (pão, macarrão e etc) que são os alimentos energéticos, no segundo nível ficam as frutas e verduras que são alimentos que são fonte de vitaminas, no terceiro nível estão as carnes e derivados de leite que nos fornecem proteínas e no último nível estão os doces e frituras que são alimentos que devemos consumir com moderação para evitar problemas de saúde como diabetes e hipertensão arterial.
E como forma ilustrativa foi criada uma prescrição dietética que foram subdivididos em grupos, por cores, para que os acolhidos consigam associar em que grupo estão de acordo com seu IMC.

Acolhidos montando a Pirâmide Alimentar

Os próprios acolhidos encontraram e recortaram as figuras dos alimentos



Por Nayara Miranda, Nutricionista da CAPDE

A arte de conviver!


"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!" (Mario Quintana)

A arte de conviver é a mais difícil e penosa arte...
Foi pensando nisso que o setor de Psicologia lança uma proposta: A arte de conviver....nesta intervenção os acolhidos dividem o mesmo espaço na cartolina para confeccionar os desenhos em grupo, e, o que acontece na arte antecipa a realidade é trabalhado através do lúdico a divisão do mesmo espaço de convivência, onde cada um ter a liberdade de desenhar o que quiser respeitando o espaço do outro...cada acolhido traz em si sua história e nela contido suas crenças e comportamentos, e, muitos deles não tiveram o incentivo a uma funcionabilidade social, por este motivo, estamos estimulando.





Psicóloga Mariana Ramos em atividade com acolhidos



Por Mariana Ramos, Psicóloga da CAPDE.