Ass. Social Maria Adelina Pereira |
CAPDE: Fale um pouco de sua carreira como Assistente Social. Em que áreas atuou?
Maria Adelina: Atuei nas áreas de comunidade, da criança e do adolescente, da população de rua e da pessoa com deficiência.
CAPDE: Desses trabalhos todos qual foi o mais desafiador? Por que?
M.A.: Penso que para o profissional que atua na área social cada uma representa um desafio. São muitas as demandas dos usuários dos serviços e garantir os direitos desses usuários implica em árduo trabalho por parte dos profissionais. Especificar somente uma área seria impossível, diante a complexidade de cada área.
CAPDE: Enquanto Assistente Social da SPPD qual foi sua maior satisfação profissional?
M.A.: Sem dúvida alguma foi participar da Equipe Técnica da SPPD (Superintendência de Políticas das Pessoas com Deficiência) para o cumprimento da legislação em defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência diante das demandas apresentadas.
CAPDE: O que você pensa sobre o que é feito atualmente nas Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência? Estamos avançando nessa área?
M.A.: Penso que no Brasil estamos com um avanço considerável na criação de leis específicas na defesa e garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Porém o cumprimento da legislação está aquém do desejável para o atendimento ideal ao clamor de nossa sociedade.
CAPDE: Você que acompanha a nossa Instituição desde o início das conversas para firmamento de convênio com o Estado o que pode dizer para nosso leitor sobre o desenvolvimento deste trabalho ao longo dos anos?
M.A.: O início do processo para o Centro Sócio Cultural N.S. do Rosário de Fátima, que é a entidade que mantém a CAPDE, foi bastante árduo. A adequação da entidade da instituição aos critérios definidos pelo Estado para o firmamento da parceria. Promoveu uma reorganização em sua gestão, incluindo a formação de uma Equipe Técnica Operacional capacitada para a nova realidade, diante do cumprimento da legislação. Ao longo de nosso trabalho de supervisão técnica à conveniada constatamos o crescimento de qualidade no trabalho de atendimento às pessoas com deficiência, maiores de 18 anos, acolhidos na CAPDE. Esse é um processo contínuo encarado com seriedade pela Instituição. A Direção e Coordenação vem cumprindo todas as orientações pertinentes ao trabalho, apresentando projetos que demonstram foco na qualidade do atendimento.
CAPDE: Na sua opinião qual é a principal qualidade do trabalho na CAPDE?
M.A.: O Projeto CAPDE tem uma característica marcante que é a construção contínua de um serviço que trabalha o desenvolvimento e inclusão do ser humano na sociedade. Desejo que este trabalho continue sendo norteado pela responsabilidade, criando estratégias para a promoção e implementação da legislação junto aos assistidos. Todos nós, usuários ou não dos serviços de assistência, devemos exercer nosso dever na construção efetiva de uma sociedade igualitária e justa.
CAPDE: Obrigado Maria Adelina por esta proveitosa entrevista. Desejamos a você muita felicidade e sucesso na sua vida e carreira! Que Deus te abençoe!
M.A.: Obrigada a todos da CAPDE por esta oportunidade. Fiquem com Deus e muito sucesso!
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